Nesta página vamos incluindo músicas, cantores/as, grupos de Cultura ...
- Bombo de Corda
Bombo de Corda
- O Bombo de Corda é formado por 4 músicos, todos com experiência em canto coral e instrumentistas de formação popular. Ana Clara das Vestes, Dagô, Mónica Brun e Simone Costa se revezam entre tambores e cordas, sopros e vozes, palmas e danças... em espetáculos que pretendem cantar o Brasil, revelando suas caras e suas cores. Congado, reisado, folia, cacuriá, jongo, coco, maracatu, ciranda, ijexá, baião, toadas de boi, vissungos, lundus... o Bombo de Corda convida seu público para uma viagem a um Brasil onde todos se reconhecem: todos meio brancos, todos meio índios, todos meio negros, familiarizados àquelas sonoridades e cantorias porque todos brasileiros! Fonte AQUI
- Canto XIII dos 65 vissungos recolhidos pelo historiador Aires da Matta Machado Filho na década de 30, na região de São João da Chapada, Diamantina, MG, então entoados pelos negros descendentes de escravos que passaram a trabalhar nas minas em busca de ouro e diamante.
- Os vissungos eram entoados, em sua maioria, para tornar suportável o esforço no trabalho, mas havia também aqueles entoados para agradecer e pedir bênção (como "Otê" - Canto I, também presente no repertório do Bombo de Corda), aqueles para "encomendação" das almas, outros para cobrar multa, outros ainda para contar vantagem, como é o caso deste vissungo que apresentamos, em que o cantador se gaba das qualidades de seu cavalo e o incita a galopar mais rápido.
- O termo vissungo tem provável origem no umbundo ovisungo que significa cantos, hinos.
- Registrados na obra "O negro e o garimpo em Minas Gerais", publicado em 1943, alguns desses vissungos foram gravados no disco "O canto dos escravos" nas vozes de Clementina de Jesus, Tia Doca e Geraldo Filme.
- Hoje sabemos que muitos daqueles vissungos registrados por Machado Filho estão se extinguindo, restando apenas alguns na memória de poucos moradores.
- Obs.: Os vissungos recolhidos e publicados por Machado Filho foram catalogados por números, não havendo nome para eles. "Mia Cavalo" é a maneira "mais chegada" como nós do Bombo nos referimos a este canto. Fonte AQUI
__________
____________________
Gosto muito do grupo, faz algum tempo que procuro o contato deles, porém nem o e-mail nem o site funcionam, vc teria telefone ou e-mail para eu entrar em contato com o grupo? preciso pedir autorização para usar uma música deles. Meu e-mail é: limamachado1@hotmail.com.
ResponderExcluirAgradeço
Rebeca Machado