Quase música
Nelson Motta
- O Estado de S.Paulo / 17 de fevereiro de 2012 | 3h 04
Steve Jobs criou o iPod e revolucionou nossos hábitos de ouvir música, mas em
casa só ouvia discos de vinil, contou seu amigo Neil Young, lenda viva do rock.
Eles não se contentavam só com música e letra, canto e instrumentos - queriam
que tudo isso soasse nos ouvidos com a potência, os timbres e a integridade da
sua massa sonora original.
Como Tim Maia, queriam mais grave! Mais agudo! Mais eco! Mais retorno! Mais
tudo! Porque nos fabulosos iPods, iPhones e iPads de Jobs o som que se ouve
está comprimido em MP3 com apenas cerca de 10% dos sons que foram gravados.
Para ouvi-lo mais próximo da gravação original, só em formatos como o wav, que
contém muito mais dados, em arquivos muito mais pesados. Ou em vinil.
Mais do que uma discussão idiótica de audiófilos, de loucos por som, é um
debate sobre pirataria, troca de arquivos, livre circulação de músicas na
internet. Como a grande maioria dos consumidores de música se contenta em ouvir
uma versão "popular" em MP3, isto também sugere novas ideias sobre o
assunto. Neil Young (des)considera esses MP3 vagabundos que rolam na rede e nas
bancas piratas como um novo rádio da era digital, uma difusão incontrolável,
quase música; quem gosta de música de verdade compra um CD de boa qualidade
sonora ou paga um download pesado de alta definição. Ou um vinil.
Mas como nada se compara ao impacto e sensação de ver e ouvir música ao vivo,
de perto, em ambientes com boa acústica, a consequência direta da difusão
maciça de (quase) música digital é uma espetacular valorização dos shows ao
vivo, por ser uma experiência sensorial única e irrepetível, como o teatro.
No tempo do cassete, copiar músicas para um amigo era visto pelas gravadoras
como divulgação de seus discos, por que agora fazê-lo por e-mail, ou num site
de trocas, seria um crime? A irracionalidade e a ganância são atropeladas pela
realidade tecnológica, o caminho sem volta faz uma curva ascendente. Nos
Estados Unidos, pela primeira vez o volume de downloads pagos superou as perdas
com a comercialização de CDs, o futuro finalmente chegou para a nova indústria
da música gravada.
Para mais: Dicionariompb
Site do Nelson Motta - Sintonia Fina
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